domingo, 23 de janeiro de 2011

CONVIVÊNCIA... WHY SO HARD?

Eu paro para tentar entender às vezes como apesar dos pesares, as pessoas em geral conseguem conviver (até que bem) umas com as outras. Cheguei a conclusão que:

O mundo consiste em nada além de hipocrisia.

Embora todos digam o contrário, a hipocrisia é necessária, aliás é indispensável em todas as situações, em tudo o que vamos fazer, no que vamos falar e no modo como nos comportamos. Simplesmente porque por mais "super-sincero" que alguém possa ser, não sai aos 4 cantos dizendo a sua real opinião sobre as pessoas ou pelo mundo.

Como tudo na vida tem um limite, o fingimento não iria ficar de fora. Chega uma hora em que o famoso sorriso amarelo se nega de todas as formas a aparecer, e, no lugar dele, são ditas palavras de cunho agressivo (e não deixam de ser sinceras) e por fim, bate o que eu chamo de pior sentimento do mundo, o arrependimento.

Mas se formos analisar desde o início, fase por fase do que nos fez chegar ao ápice do ódio, pode ser que haja a compreensão individual. Em muitos casos, a maioria das coisas tornam-se parciais, cada um erra um pouco e acerta um pouco; cada um cede um pouco mais que o outro; etc. Em casos como este, o que realmente chateia ou te faz parar para pensar em que grau atinge a compreensão, a compaixão, a gratidão e principalmente o AMOR (o que nessas horas me faz desacretidar de tal sentimento, ou talvez somente na durabilidade do mesmo com o passar dos anos), é a falta de consideração de alguém para outro alguém, ou para algo, ou vice-versa. O fato de tudo, desde os pequenos detalhes (que para mim são os mais importantes) não fazerem a mínima diferença...

Às vezes, é muito mais confortante o sorriso amarelo, do que uma opinião formada. Machuca menos...

Um comentário:

  1. Na minha opinião, a hipocrisia é sim necessária como uma espécie de código regulamentador da convivência. Ele depende muito e varia de acordo com a cultura na qual ela está inserida.

    Por outro lado, eu acho que você tocou no cerne da questão quando falou em compreensão, que vem do latim comprehendere, que significa basicamente abraçar. Compreender é abraçar, e isso vai além dos códigos de comportamento e mexe com o que há de mais íntimo nas pessoas...e isso assusta, pode ter certeza.

    O que falta é carinho...das pessoas com elas mesmas. Quem não se enxerga, não se respeita, é incapaz de respeitar o outro...belo texto, parabéns!

    ResponderExcluir